:: Boletim Ecos
:: NOPH
:: História de Santa Cruz
:: Bibliografia
:: Inventário Participativo
:: Agenda
:: Interações
:: Jornal Quarteirão
:: Links
:: Bem - vindos a www.quarteirao.com.br !


Aberto a todo tipo de interação, o Ecomuseu Comunitário de Santa Cruz, gestado pelas ações do NOPH - NÙCLEO DE ORIENTAÇÃO E PESQUISA HISTÓRICA, apresenta esse espaço, em sua versão mais atual, num esforço de compartilhar  vivências, projetos, métodos, realizações , reflexões e utopias.

Desde o começo, o NOPH era já o núcleo duro de um movimento cultural em Santa Cruz. O movimento pela CASA DA CULTURA  se pulverizou, mas os que resistiram acabaram fundando o NOPH há 30 anos. Olhando-se a trajetória do NOPH, percebe-se que os ideais da Casa da Cultura estiveram presentes em cada uma de suas ações.

Assim , não só tornando o patrimônio e a história local  conhecidos e valorizados, o NOPH se reconheceu como ECOMUSEU durante o I Encontro Internacional de Ecomuseus , no Rio de Janeiro, em 1992  e assumiu –se como tal , identificando-se como o 1º ecomuseu da Cidade do Rio de Janeiro.

Vive-se na contemporaneidade uma partilha globalizada  e unilateral, nem sempre solidária aos pequenos e autênticos movimentos /processos culturais comunitários. Acreditamos na ressonância das relações espontâneas e democráticas entre os grupos sociais e nos lançamos  em mais essa enriquecedora aventura de trocas infinitamente possíveis e desejáveis.

Agora, após esses trinta anos de inovações e de memória criadora e afirmativa , queremos muito mais: não só  visitar e ser visitado, mas acima de tudo, trocar  os saberes construídos, pois com certeza teremos muito a aprender com vocês.

Entrem! A casa é nossa. Venham compartilhar como velhos ou novos amigos nossas mais caras e interessantes questões! Nosso mote ainda é o mesmo:
Um povo só preserva aquilo que ama!
Um povo só ama aquilo que conhece!

Porém  a maturidade  da experiência nos faz caminhar  com muito mais segurança , autonomia e liberdade. E isso não tem preço!

Conheça-nos mais profundamente: visite-nos no Rio de Janeiro. Estaremos a sua espera.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: design :: Marta Crisóstomo